Finalizado o ano é tempo de abrir os arquivos para abrir espaço para os documentos do ano que se aproxima. Desde o início das atividades empresariais inúmeros são os documentos acumulados pelo empresário e que detém prazo de arquivamento, na ocorrência de futura fiscalização. Diante disso, é importante que se tenha ciência do prazo a que estamos sujeitos na hora de guardar documentos.

Assim, conservar os registros da sua empresa é importante por um simples motivo, quem não toma essa precaução arrisca-se a pagar novamente por algo que já havia pago, podendo o débito ser acrescido de multa e juros.

De acordo com a legislação brasileira, os documentos legais e contábeis das empresas devem ficar arquivados por, pelo menos, 5 anos. Entretanto, é importante se ter a ciência de que as documentações de ordem tributária, previdenciária ou trabalhista possuem prazos específicos de conservação, uma vez que o prazo de cobrança de eventuais dívidas diverge de acordo com a respectiva matéria.

Por isso, que preparamos um quadro que deverá facilitar a organização do empresário sobre tais deveres:

Por fim, é importante ressaltar que o mesmo cuidado que deve se ter com o acondicionamento dos documentos, é necessário quando do descarte dos mesmos, devendo os registros serem tornados ilegíveis antes de você se desfazer de toda e qualquer documentação.

Bom, era isso, esperamos ter lhe ajudado com esse e outros posts no decorrer do ano de 2016. Seguimos na esperança de que este nosso contato se aprofunde ainda mais no ano que está por vir. Por isso, caso você fique com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão sobre este ou outros temas, ficamos sempre à disposição.

Até 2017!

Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

© 2014 LIGIANE FERNANDES | ADVOCACIA

logo-footer

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS