Gerir uma empresa é sempre um desafio, mas há ferramentas e métodos que contribuem nesse sentido. Nas empreiteiras não é diferente: necessita-se conhecer como melhorar a gestão do seu negócio de forma orgânica e sustentável. Assim, os ganhos vão desde o acréscimo em produtividade até resultados financeiros contundentes.

Mesmo que lentamente, o mercado de construção civil vem crescendo nos últimos períodos e, assim, a responsabilidades dos gestores da área torna-se ainda mais importante. Pensando nisso que trazemos este artigo para empreiteiras com cinco dicas para melhorar a gestão do seu negócio e extrair ao máximo o que o setor tem a oferecer.

1. Softwares de gestão

O mundo moderno exige empresas comprometidas com o que de melhor a tecnologia tem a oferecer. E os softwares de gestão (também conhecidos como ERP) contribuem nesse sentido: automatizam dados, centralizam rotinas produtivas e integram todos os departamentos/profissionais da empreiteira.

Ainda, contam com soluções que melhoram a gestão da carteira de clientes (com funcionalidades como o CRM), gerenciam estoques e otimizam os processos fiscais, administrativos e tributários. Dessa forma são eliminados processos manuais e, consequentemente, aumenta-se a produtividade.

2. Tenha acompanhamento profissional

Um equívoco muito comum de gestores de empreiteiras é delegar a importância de contratar assessorias e consultorias especializadas em segmentos indispensáveis à atuação empresarial. Sem especialistas para contribuir no crescimento do negócio, a gestão fica centralizada em poucas ou apenas uma pessoa – o diretor/gestor.

Contratar consultorias na área jurídica e contábil, para citar os mais comuns, ajuda a resolver problemas legais, tributários, previdenciários, entre outros. Outro ponto que mostra que o acompanhamento profissional melhora a gestão do negócio é a identificação de oportunidades, como o melhor regime tributário ou restituição do INSS para a empreiteira.

3. Planejamento

Grande parte das empresas do setor de construção civil sofreu com a crise. Contudo, o que muitos não sabem é que algumas empreiteiras tiveram péssimos resultados pela falta de planejamento. Uma gestão efetiva e de crescimento continuo prima por planejar diversos aspectos – como entender o comportamento do mercado.

Mas, dentro da empresa, há fórmulas concretas de fazer uma gestão eficiente através do planejamento: comportamento dos clientes presentes na carteira, oportunidades de compra em saldões e promoções de materiais do setor, sazonalidade (como aproveitar a renda de fim de ano) e várias características que devem ser pensadas sob medida.

4. Olho no financeiro da empreiteira

Analisar as finanças é outra dica indispensável para melhorar a gestão do seu negócio. Mas, é preciso tomar decisões através do que os dados, métricas, números e informações trazem. Aliado ao planejamento, que discutimos anteriormente, pode ser uma fórmula eficaz de fazer a empresa crescer em pouco tempo.

De que forma? Analise indicadores como o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), Ponto de Equilíbrio Financeiro (Even Break Point) e Margem de Contribuição, fluxo de caixa, entre outros. Isso demonstra onde a empresa está acertando, focando seus investimentos; e quais são os processos que estão dando errado, enxugando custos fixos e variáveis.

5. Aposte em qualificação

Por fim, uma última dica às empreiteiras que buscam melhorar a gestão do seu negócio: aposte na qualificação dos profissionais da empresa. Isso traz inúmeras vantagens que abarcam comunicação efetiva e sem ruídos, tempo reduzido de entrega da obra e até mesmo sugestões de como melhorar o empreendimento.

Com profissionais qualificados você não irá gerir sozinho – e, como na segunda dica, não precisará centralizar todas as ações. Entenda seu colaborador como um investimento e veja, em pouco tempo, o retorno que será dado.

Sabia que a construção civil pode ter melhores resultados financeiros e gerenciais com uma consultoria jurídica focada no setor? Quer saber mais? Entre em contato pelo nosso Whastapp [51 984784028].

CategoryTributário

© 2014 LIGIANE FERNANDES | ADVOCACIA

logo-footer

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS