protection of finance

Qualquer atividade produtiva, seja ela empresária ou não, depende do crédito para a sua manutenção.

E quem os detém se chamam instituições financeiras, ou bancos.

São os bancos que promovem a industrialização do crédito, dando condições à circulação de riquezas.

E diante disso, quais são as suas principais operações?
Quais operações estão disponíveis ao consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, para obtenção de crédito?

Todas as operações bancárias são constituídas mediante a assinatura de um contrato, sendo o empréstimo a figura mais típica dentre os contratos de crédito. Este ocorre com a entrega de um bem (dinheiro – $) ao Contratante (você) mediante o pagamento de uma futura prestação.

E do que é composta esta prestação? Esta prestação é composta do valor que foi pego emprestado, acrescido de uma taxa de juros, que é a retribuição a ser paga ao Banco em razão do tempo concedido para a devolução do valor emprestado.

Uma segunda espécie é a abertura de conta, que se opera mediante a utilização de serviços de caixa, contabilizando a entrada e saída de valores, mas que pode representar um empréstimo caso utilizado o limite de crédito liberado para providenciar o pagamento de saídas.

Ainda há a antecipação bancária, que é o contrato em que o banco antecipa fundos, desde que você apresente garantias a ele, tais como títulos (cheque/nota promissórias, etc), mercadorias ou documentos que representem estas – nestes, apenas constará a escrita da garantia, o título ou a marcadoria permanecerão com você.

E, por fim, temos os descontos bancários, que nada mais são do que a entrega de numerário, mediante o recebimento pelo Banco de um título representativo de crédito (cheque, nota promissória, duplicata etc) que você tem a receber – neste você entrega o título ao Banco. Assim, o Banco irá lhe adiantar o valor expresso no cheque (ou promissória, ou duplicada), reduzindo uma taxa de juros e comissões por esta transação. No caso do desconto, caso o Banco não receba o título, o valor que o seu devedor se obrigou a pagar, ele poderá lhe cobrar o valor total que lhe foi adiantado.

Essas são em linhas gerais as operações bancárias mais representativas.

E você? Já fechou algum contrato bancário ou tem dúvidas sobre a contratação que irá fechar? Compartilhe conosco suas experiências ou dúvidas! Será um prazer trocar informações sobre o assunto 🙂

Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

© 2014 LIGIANE FERNANDES | ADVOCACIA

logo-footer

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS